E-mail:
Senha:
[Cadastre-se]
Busca
 
Página Inicial
 »  TÉCNICA CLÁSSICA

O Studio Eleusa Lourenzoni é um espaço totalmente estruturado para o ensino da dança. Durante seus vinte anos de existência, a escola tem traçado uma linha de crescente sucesso e reconhecimento no meio artístico, se destacando como pioneira, sempre visando um trabalho sério, responsável e competente. Dentre as diversas modalidades de dança oferecidas pelo Centro de Artes, o Ballet Clássico ganha ênfase por ser a base de onde se derivam muitos outros estilos do abundante mundo da dança. Nossa escola possui um programa completo de formação em Ballet Clássico para moças e rapazes, além de também possuir o curso de Ballet Clássico Livre destinado a adultos e adolescentes que buscam esta prática sem pretensões de se formar, utilizando-a como base técnica para outras modalidades (Jazz, Ballet Moderno, Ballet Contemporâneo, etc.) ou apenas como uma boa opção de estilo de vida ativo.
O curso formativo de Ballet Clássico inicia-se entre 7 e 8 anos de idade. Porém,na faixa etária precedente, a escola oferece e recomenda fortemente o curso de Baby Class, um curso de expressão corporal com iniciação à dança e à técnica clássica. Este é um curso para crianças de 3 a 6 anos, assim dividido:
Baby Class I (para crianças de 3 ou 4 anos); Baby Class II (para crianças de 4 ou 5 anos) e Baby Class III (para crianças de 5 ou 6 anos). O curso de Baby Class tem como objetivo principal desenvolver os aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais dos pequeninos, utilizando-se, para isso, dos elementos básicos da dança, como postura, consciência corporal, noção espacial, musicalidade, expressividade, criatividade, imaginação, memória coreográfica, coordenação motora, desinibição, entre outros. Por mais que a criança de Baby Class não dê continuidade ao aprendizado da dança futuramente, o curso lhe será muito útil, pois a proporcionará vivências próprias para as suas expectativas e necessidades quanto criança de primeira infância, contribuindo para um desenvolvimento saudável e rico em estímulos. Enfim, uma criança com a formação em Baby Class é uma criança com autonomia, com um autoconceito positivo e que sabe trabalhar coletiva e cooperativamente.
A partir dos 7 anos, então, a criança estará apta física ecognitivamente para ingressar no curso formativo de Ballet Clássico do Centro de Artes Eleusa Lourenzoni. Crianças com idade superior a 8 anos também são aceitas em nossa escola para o curso formativo, porém ela terá que fazer aulas de reforço e testes de nível semestralmente até que esteja apta a seguir com a turma adequada a sua idade e perfil. No início do curso formativo, serão introduzidos os elementos básicos da técnica clássica. Uma base consistente e bem direcionada é prioridade para qualquer aprendizagem motora e, no Ballet Clássico, por lidarmos com crianças em plena formação física, isso deve ser levado muito a sério. Por isso, o Centro de Artes Eleusa Lourenzoni utiliza-se da metodologia de ensino de Ballet Clássico da Escola Inglesa Royal Academy of Dance. Esta metodologia, disseminada e respeitada por todo o mundo, possui uma nomenclatura clara e precisa e um conteúdo programático gradativo e extremamente coerente com a idade e formação física, motora e cognitiva dos aprendizes. Assim, a cada ano, é trabalhado com a criança e adolescente por meio de aulas livres (exercícios elaborados pelo próprio professor) apenas o conteúdo programático referente à respectiva série, de acordo com o que define a Royal Academy of Dance. Além da complexidade e exigência dos passos, a carga horária (horas de aula semanais) também aumenta gradativamente a cada ano. A escola oferece o certificado e diploma de conclusão do curso formativo após 10 anos. As séries são as seguintes: 1º, 2º e 3º anos (nível básico), 4º ano A e 4º ano B (introdução e aplicação da técnica de ponta, com um ano de utilização de ponta mole), 5º, 6º e 7º anos (nível intermediário) e 8º e 9º anos (nível avançado). A partir do 4º ano B são transmitidos elementos teóricos do Ballet Clássico aos alunos do curso formativo. O conteúdo teórico abrange conhecimentos sobre a história da dança, ballets de repertório, principais companhias e bailarinos do mundo na história da dança, nomenclatura referente à série do aluno (significado, escrita e pronúncia), anatomia voltada para dança, além de estágio de observação e prática com supervisão de ensino da técnica clássica para todos os níveis e idades (o estágio é feito apenas pelos alunos das turmas avançadas). A transmissão deste conteúdo é feita por meio de aulas teóricas e confecção de trabalhos manuais pelos alunos. A escola possui biblioteca e videoteca à inteira disposição para facilitar as consultas e pesquisas dos alunos.
Para os alunos do curso formativo interessados, a escola os prepara para os exames internacionais da Royal Academy of Dance, realizados anualmente na própria escola, que recebe o examinador da Royal, que pode ser de qualquer país do mundo, em suas dependências. O exame é certificado e reconhecido


 
 »  JAZZ DANCE

Inicialmente com influências do Ballet Clássico e do Ballet Moderno, foi na década de 1920, que o Jazz - Dance foi popularizado. Estilo que notabiliza-se por movimentos isolados e improvisados, prima pela energia, versatilidade e dinamismo.
O seu desenvolvimento no Centro de Artes - assim como as demais disciplinas da escola - procura viabilizar a construção do movimento junto ao aluno, respeitando seus limites e enfatizando suas qualidades.
Nisto posto, são oferecidos aos nossos alunos os níveis: Básicos I e II, Intermediários I e II e Adiantados I e II; de acordo com o repertório motor que o aluno pode oferecer.
De forma diferenciada, proporcionamos aos nossos alunos, um ensino com qualidade, totalmente fundamentado e direcionado à prática educativa, viabilizando dentro dos objetivos gerais e específicos propostos a transmissão de conhecimentos e técnicas características da modalidade em questão.

Níveis Básicos I e II: A aula é constituída por seqüências previamente coreografadas e transmitidas aos alunos paulatinamente durante o transcorrer da aula.
Objetivos Gerais:
-Disponibilizar ao aluno o bem estar físico-mental através do contato com a cultura e a técnica do Jazz dance.
Objetivos Específicos:
-Execução de movimentos básicos e isolados com ou sem deslocamentos;
-Iniciação rítmica
-Resistência aeróbia;
-Agilidade e velocidade de movimentação e/ou reação;
-Equilíbrio dinâmico e estático;
-Noção espaço - temporal;
-Acuidade visual e auditiva.

Níveis Intermediários I e II:
Objetivos Gerais:
-Inserção da complexidade nas seqüências, através da execução dos movimentos combinados.
Objetivos Específicos:
-Melhora da coordenação e do ritmo;
-Incentivo `a criatividade e ao raciocínio reflexivo;
-Consciência Corporal;

Adiantado I e II
Objetivos Gerais:
-Desenvolvimento de técnicas e de movimentos que requeiram complexidade.
Objetivos Específicos:
-Início ao processo de autonomia e criticidade;
-Início do processo formativo de competências pessoais, incluindo a transdisciplinaridade;

Estágio Teórico- Prático Supervisionado

Consta de um momento em que o aluno deixa de ser passivo tornando-se elemento ativo e crítico da sua prática - educativa.
Ao final do curso, a sua complementação dar-se-á mediante o cumprimento das horas determinadas pelo professor – supervisor do seu estágio e pelo corpo diretivo deste Centro de Artes.

Objetivos:
-Oportunizar ao aluno a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos;
-Pleno domínio teórico-prático de itens didáticos indispensáveis a uma boa prática educativa com o enfoque artístico;
-Desenvolver a competência na prática docente.

 
 »  ALONGAMENTO

O alongamento auxilia na prevenção de lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade do atleta, por este motivo deve ser feito antes e após qualquer atividade física.
O alongamento é simples, porém quando feito de forma errada pode fazer mal ao invés de fazer bem.
É interessante observar alguns pontos essenciais ao alongar, como por exemplo: não exceder os limites, observar a estrutura muscular e a flexibilidade, respeitar o ritmo próprio.
O alongamento pode proporcionar benefícios para a coordenação, para o desenvolvimento da consciência corporal, ativar a circulação, liberar movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Durante o alongamento a respiração deve ser rítmica e lenta, traz dinamismo e motivação, o que torna a atividade prazerosa e o seu desenvolvimento singular.

 
 »  BALLET ADULTO

O curso de Ballet Clássico Adulto é voltado tanto para quem deseja voltar mesmo após muito tempo de pausa, ou para quem nunca fez Ballet e quer aprender.

No Ballet Adulto não existe limite de idade para começar. Os limites de cada um fazem parte do desafio do aprendizado.

As aulas de ballet para adultos propiciam ótimo exercício e condicionamento físico e consequente benefício como: postura, flexibilidade e equilíbrio, fortalece a musculatura de pernas e braços, afasta o risco de osteoporose, trabalha a concentração e disciplina, reforça a auto-estima, favorece o alinhamento postural, melhora a coordenação motora, desenvolve resistência muscular e é uma ótima forma de expressão do corpo.

Segundas e Quartas - 9hs e 20hs
 
 »  PAS DE DEUX

Pas de Deux é o termo em francês que significa "passo a dois", criado para designar a coreografia em que dançam apenas o bailarino e a bailarina, conjuntamente. No pas de deux, a função do rapaz é destacar as movimentações e poses da moça. Com suporte, impulso, apoio ou sustentação do bailarino, a bailarina pode pular mais alto, girar mais, equilibrar-se melhor, etc. Para alunos de níveis intermediários e avançados, é importante o conhecimento das técnicas de pas de deux, pois aumentam o auto-conhecimento, a confiança em si e no partner, além de fazer parte da técnica do ballet clássico.
 
 »  Dança Contemporânea

A dança contemporânea modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma rutura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, ideias, conceitos. Solos de improvisação são bastante frequentes.

A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical.

A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.

Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento. Ela não possuí regras, e pode ser qualquer figurino, com um passo a frente, você pode criar um passo de dança contemporânea..

 
<< Voltar
Central de Atendimento
(11) 2979-5646 - Fax.: (11) 2978-8732